Visualizações de páginas da semana passada

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Menos desperdício, mais lucratividade-Sebrae

 
Menos desperdício, mais lucratividade
Conheça o programa Sebrae 5 Menos que são Mais – Redução de Desperdício em Micro e Pequenas Empresas
A aplicação da metodologia 5 Menos que são Mais consiste na análise e diagnóstico de possíveis desperdícios, seguidos da apresentação de soluções para minimizá-los.

A primeira fase consiste na caracterização do empreendimento, avaliação dos principais processos produtivos, consumos de matérias-primas, insumos, água e energia, bem como os resíduos gerados.

Nesta fase também é aplicada a Metodologia Sebrae de Eficiência Energética, na qual é analisado o consumo elétrico, identificando-se possíveis perdas de energia e sugerindo-se correções necessárias.

Na segunda fase, as fontes de desperdício são avaliadas isoladamente dentro do processo produtivo. Para os problemas apontados na primeira fase são desenvolvidos e propostos aos empresários procedimentos que quantifiquem e, quando possível, minimizem as perdas. Ainda nesta fase o consultor ajuda o empresário a implantar e aferir o resultado das medidas propostas.

Somente no Distrito Federal, 722 empresas foram atendidas pelo programa, em mais de 56 segmentos da indústria, comércio, prestação de serviços e agroindústria. As experiências e informações resultantes da aplicação do sistema são objeto da publicação Experiência Sebrae/DF na aplicação da Metodologia Sebrae 5 Menos qe são Mais – Reducação de Desperdicio no Distritio Federal.

Conheça também os resultados do programa divididos por segmento:

Para informações detalhadas sobre o que é e como participar do programa 5 Menos que são Mais, acesse o Curso Redução de Desperdício.
Conheça ainda nossa Biblioteca que disponibliza textos, Convenções, Normas e Legislação voltadas à atuação ambiental responsável em seu setor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário